domingo, 12 de fevereiro de 2012

Auto-você


Citando um senhor de idade extremamente sábio:
"Torne-se uma erva de pé contra o vento, a raiz enterrada no chão e as folhas soltas a voar. Não se deixe elevar pelo vento, mas não se oponha a ele. Quando chover, transforme-se em uma pedra e fique aguentando a chuva que cai sobre você [...] Torne-se um dragão contra as cachoeiras e escale-as; e torne-se uma montanha contra o Mal, jamais se mova, mesmo que a sua vida esteja em jogo."

Aproveite as chances. Fale a verdade. Saia com

alguém totalmente errado para você. Diga não.
Gaste todo o seu dinheiro. Conheça alguém
aleatoriamente. Seja aleatório. Diga Eu te Amo. 
Cante alto. Ria de piadas idiotas. Chore. Peça
desculpas. Diga a alguém é importante para você.
Diga uma bobagem que você pensa. 
Ria até seu estômago doer.
Viva a vida. Se arrependa de nada.
Honestamente, com esse ensinamento, não sei se tenho muito mais a acrescentar...

O tempo corre ininterruptamente, e com ele as pessoas e tudo o mais, sempre em movimento, afetando tudo ao seu redor. É importante saber lidar com o que ocorre conosco e ao nosso redor, não deixando que nos abale, tampouco que nos deixe frígidos.

Saber quem somos (ou seja, o que gostamos, o que/quem nos deixa (des)confortáveis, nossos princípios, motivações, pontos fortes, fracos, etc.) é uma prioridade indispensável, caso contrário ficamos sensíveis as intempéries cotidianas. Consiga estar bem consigo mesmo, assim fica mais fácil estar bem com os outros. "Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria pessoa que faz o julgamento de si mesmo". (Daisaku Ikeda). 

Tomando a citação acima: não devemos ser como um tronco forte e rígido, pois este, por mais forte que seja, quebra com a força do que se abate sobre ele com o tempo; e sim como a relva, que se dobra ao que lhe ocorre, mas mantem-se fixa e, assim, perdura.
Maus momentos virão, bem como os bons, e para atravessá-los basta estar bem consigo mesmo. "Quando chover, transforme-se em uma pedra e fique aguentando a chuva que cai sobre você". Tenha em mente que TUDO PASSA, e perceba que errar não é o fim, não te fará um perdedor. Os erros ensinam muito, aprenda com eles, o farão mais forte e preparado para o que vier. "Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente a não o esperar somente bons momentos, e nem a detestar os maus". 

Ainda que apareça quem procure denegar você, foque-se em si."Não se deixe elevar pelo vento, mas não se oponha a ele". Seja seu maior escudo, e ao mesmo tempo a pessoa que pode causar maior dano em você, pois, assim, o que lhe ferir poderá ser suplantado.

Você não consegue viver sem você. Cuide de si mesmo. Lembra das palavras? Não as use para se ferir, se denegrir. Procure crescer, conhecer. Não misture isso com egoísmo, pelo contrário, é cuidando de si que habilitamo-nos a cuidar dos outros. Só podemos ajudar alguém a se levantar se estivermos de pé. Só podemos puxar alguém pendurado num penhasco se estivermos firmes, senão cairemos juntos. Só podemos erguer alguém se tivermos nossas próprias forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário